O quarto jantar de vinhos d'Os Quinze teve lugar na primeira Quinta-Feira de Setembro no Restaurante Taberna 2780 em Oeiras. Foi a última vez que nos reunimos nesse local, a partir de agora rumamos ao restaurante 100 Vícios no centro de Cascais. Para última refeição na Taberna fiquei desildido com os pratos mas os vinhos, como sempre, estiveram ao seu melhor nível.
O repasto teve como entradas tapenade de azeitona, tomate seco e ervas, chips de tapioca com sal de alecrim, cogumelos recheados e queijo. Em seguida uma sopa fria de melão com crocante de presunto. Para acompanhar o espumante, Quinta das Bageiras Bruto 2003.

Em seguida, um pratinho de espargos verdes com mousse de queijo de cabra tomou o seu lugar, devidamente acompanhado por um Redoma Rosé 2007.

Atum com compota de tomate e pistáchios com ar de gengibre foi o prato que se seguiu que teve como parceiro vinícola o estrangeiro do mês de Setembro, um branco neo-zelandês, Villa Maria de seu nome, nomenclatura bem portugesa por sinal. Este branco surprendeu pela positiva, vinho muito bom, aromático, encorpado e pujante de frutos tropicais.

Terminado o branco, novos copos trouxeram-nos os dois tintos escolhidos para este jantar. Primeiro o Pó de Poeira de 2006, vinho agradável e de bons aromas mas ainda a precisar de cave. Fez parelha com um Risotto de Polvo que, apesar de ter muito pouco de risotto e muito mais de arroz de polvo, mostrou ser um prato muito agradável.

O segundo tinto foi o sempre fiável Duas Quintas Reserva, desta feita o de 2004, não desiludiu, vinho encorpado e elegante, de final persistente, demonstrou que a Ramos Pinto continua a ser uma casa em grande forma. Foi acompanhante de umas panquecas de enchidos de porco preto em cama de legumes.

Para finalizar, um Moscatel Roxo 2004 – Horácio Simões fez a sua aparição. E assim se fez a história dos nossos jantares na Taberna 2780, fiquem agora à espera dos relatos das iguarias que nos aguardam no mui cascalense 100 Vícios.