quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

VI JANTAR DE VINHOS 06.11.08


O penúltimo jantar de vinhos do ano continuou a ter lugar no Restaurante 100 Vícios em Cascais. E foi também nesta sexta edição mensal dos nossos jantares que pela primeira vez o número de participantes ultrapassou as duas dezenas, foram vinte e um os convivas. E foi com um espumante Hero do Castanheiro 2005(a recordar, a herdade onde adquirimos a nossa pipa de vinho, afinal onde tudo começou...)que todos fomos recebidos ainda no atrium do restaurante. Talvez por excesso de boa vontade nas expectativas o espumante desiludiu. Foi tido como um espumante mediano e amargo no final.


O jantar começou então com três entradas especialmente desenhadas pelo Chef para aquela ocasião. A saber: Um delicioso Cogumelo com Manteiga de Ervas; um muito agradável Folhado de Marisco e um refrescante Queijo de Cabra com Mel e Tomate.


Para acompanhar tais iguarias contámos com um Arinto de Bucelas, o Prova Régia de 2007, que impressionou pela sua força e excelente relação qualidade - preço. Um vinho muito aromático e frutado, onde sobressaiu o ananás.


O segundo branco, o estrangeiro do mês, mais uma vez um branco, também francês, mais concrectamente da Alsácia, foi o Veuve Roth – Pinot Gris de 2006. Se o Prova Régia impressionpu, já o segundo causou muita estranheza por se apresentar muito licoroso. Se muitos não apreciaram, houve quem chegasse mesmo a votar nele como o vinho da noite.


Como prato de peixe vimos, com certa satisfação, chegar uma Asa de Raia com Puré de Alho Francês. Tanto o peixe como o puré estavam muito saborosos, falhando apenas pelo facto de a raia não condizer minimamente com a degustação de um vinho tinto.


No entanto, tal problema pode ser evitado degustando sempre o puré antes de se beber o vinho. E felizmente. É que foi precisamente com a raia que se serviu o espectacular Quinta das Marias Garrafeira de 2005 (Dão) eleito o vinho da noite com quinze dos vinte e um votos possíveis. Macio e guloso foram os adjectivos que percorreram a mesa, onde por grande maioria se admitiu estar perante um dos melhores vinhos já provados nos nossos jantares.


O prato de carne foi uma saborosa Empada de Pato com Salada.


O tinto que acompanhou a empada, o segundo da noite, foi um bom exemplar da casa Lavradores da Feitoria, casa que nos habituou a excelentes vinhos, cada um na sua gama, desta feita foi o Meruge 2004. Vinho equilibrado, muito encorpado e a precisar de garrafa para amainar os seus taninos.


Para sobremesa, uns Profiteroles com Calda de Chocolate fizeram o efeito, muito bem acompanhados pelos generosos. A saber: o moscatel JP Moscatel de Setúbal de 2001 da casa Quinta da Bacalhôa e o Porto um LBV, Nieport de 2004.

V JANTAR DE VINHOS 02.10.08


Foi no Restaurante 100 Vícios (famoso pelo seu muito conceituado bar de verão) que se realizou o quinto jantar de vinhos d'Os Quinze.
Com preparos especialmente confeccionados pelo chefe para o nosso grupo de dezasseis pessoas tivemos a oportunidade de experimentar do melhor que a gastronomia cascalense tem para oferecer.


Abriram as hostilidades uns excelentes Ovos com Farinheira, apesar de não serem o protótipo da inovação, estavam em grande nível, bem moderados pelo espumante Filipa Pato 3b.


Em seguida vieram uns Mexilhões Gratinados para abrir o paladar para a terceira entrada, talvez o ex-libris da cozinha do 100 Vícios, um magnífico Folhado de Queijo de Cabra. A acompanhar as entradas tivemos a oportunidade de experimentar dois vinhos brancos: Primeiro o Domaine du Tariquet de 2007, um Sauvignon Blanc francês que configurou o estrangeiro do mês; Depois, um duriense, o Odisseia de 2007. Ambos brancos distintos que se comportaram à altura da ocasião, com especial referência para o francês que se mostrou muito aromático.


Para os vinhos tintos, preparou-nos o chefe um muito saboroso Bacalhau com Broa e uns Medalhões de Porco Serrano. Se na comida se evidenciou o bacalhau, já na bebida foi o Cedro do Noval de 2005 (Douro) que foi o preferido, escolhido mesmo como o vinho da noite. Do Herdade do Esporão Reserva de 2005 (Alentejo) ficou a ideia que precisaria ainda de mais tempo de garrafa.


Para a sobremesa, foi nos apresentado um muito agradável Brownie de Chocolate. A acompanhar vieram os generosos, neste mês o moscatel foi o Quinta do Portal - Mural e o porto foi o Grahms Tawny.