sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

IX JANTAR DE VINHOS 05.02.09

O IX Jantar de Vinhos foi novamente no Restaurante Endro. As expectativas eram grandes após o sucesso da experiência do mês anterior. O welcome drink foi novamente um espumante, desta feita o Aliança Bruto Reserva.


Após os convivas se sentarem para começar a refeição, o Organizador-Mor, El Conviva Alves teve a oportunidade de fazer um discurso inflamado sobre a temática enófila e o convívio que o vinho promove.


Como entradas, este mês tivemos a oportunidade de experimentar um Paté de aves muito saboroso, uma Chamuça de Perâ fantástica e Salmão com Sésamo e Molho de Soja, uma iguaria bastante original, a fazer lembrar a fusão com o Oriente. Para acompanhar, dois brancos, primeiro o fabuloso Valle Pradinhos 2007 e, depois, o estrangeiro do mês, o sul-africano Lushof Chardonnay de 2006. O segundo muito elegante e suave foi suplantado pelo primeiro que, com o seu corpo e aromas, uma explosão de sabores, foi mesmo eleito o melhor vinho da noite. Foi a primeira vez que um tinto não venceu a prova.



Como pratos principais, tivemos ocasião de provar um excelente Bacalhau com Espinafres e, depois, um Rolo de Carne que é especialidade do restaurante. Como tintos tivemos primeiro o Santa Vitória Reserva de 2006, um vinho alentejano que na sua relação qualidade preço é capaz de ser imbatível, segundo vinho mais votado da noite, muito guloso e redondo, harmonioso e aromático, um vinho a não perder. Depois experimentámos o Quinta de La Rosa Reserva de 2006, um Douro típico na sua complexidade mas que, abaixo do de 2004 acabou por não recolher muitos votos.



Para a sobremesa um Crumble de Maçã com Gelado fez a sua aparição para finalizar o repasto, doce ovacionado pela sua qualidade. A acompanhar, o Moscatel Favaios Reserva não comprometeu. Como Porto, voltámos à casa Graham's, desta feita com o Graham's Six Grapes. Para o mês que vem há mais!

VIII JANTAR DE VINHOS 08.01.2009

O ano abriu em grande estilo quando resolvemos passar os nossos jantares de vinhos para o Restaurante Endro, em Cascais. Aberto à Quinta Feira à noite especialmente para nós, as especialidades da casa e as criações do chef deleiciaram-nos, quer pela sua qualidade quer também pela sua originalidade. Além disso o espaço é estremamente agradável, central e, ao estar fechado para nós, assume contornos de familiaridade que, em tudo, combinam com a degustação enófila e gastronómica.



O welcome drink foi, como habitualmente, um espumante, desta feita o Murganheira Malvasia Fina, muito agradável, particularmente doce para um bruto mas que ganhou adeptos.



O jantar, propriamente dito, começou com um Ceviche de Salmão que estava simplesmente sensacional e causou grande sensação por entre os convivas. De seguida uns, muito agradáveis, Mexilhões c/ manteiga e ervas aromáticas. Para última entrada um grande Camembert em massa filo, c/ frutos silvestres e amendoas fez a sua aparição e, já não era preciso mais nada para percebermos que a opção Endro seria claramente para manter. A acompanhar as entradas tivemos dois brancos: Primeiro, um beirão, o Ensaios Filipa Pato de 2000, muito suave e cheio de frutos tropicais. A seguir, o estrangeiro do mês, um californiano muito original, quer no rótulo quer, mais importante, no sabor. De seu nome Joe Blow, muito aromático, arrebatou a audiência chegando a arrecadar 6 votos para vinho da noite.



Como pratos principais, tivémos um Bacalhau Gratinado com Camarão seguido de Novilho Estufado com Vinho Tinto e Alecrim. Se o novilho pecou por estar um pouco seco, já o bacalhau estava ao melhor nível. E para acompanhar tamanha qualidade gastronómica dois tintos de respeito da região do Douro. Primeiro o K de 2002 da Casa Kolheita de Ideias, um tinto não muito encorpado mas cheio de aromas e muito frutado que ganhou bastantes adeptos (recolheu 5 votos para a eleição de vinho da noite); de seguida veio um espectacular Quinta das Tecedeiras Reserva de 2005. Um "dourão" forte, cheio de complexidade e corpo e com laivos achocolatados que arrebataram a maioria dos convivas. Com 11 votos foi eleito o melhor vinho da noite. Claro que nada disto foi de estranhar já que também na FIL foi eleito pelos jornalistas como o melhor vinho do certame.



Para a sobremesa, um Brigadeiro com Avelã e Creme de Natas fez as delicias de todos devidamente acompanhado por um Moscatel Clemente de B, da casa alentejana Herdade da Calada, que não deixou saudades e um Porto Grahams LBV 2001.

VII JANTAR DE VINHOS 04.12.08

O último jantar do ano de 2008 configurou igualmente o último jantar de vinhos no Restaurante 100 Vícios. E foi também o primeiro dedicado, quase em exclusivo, a vinhos estrangeiros. Abrimos a noite com o Espumante francês Gratien & Meyer – Cuvee Flamme Brut Rose.



A primeira entrada, Carpaccio de Novilho foi acompanhada pelo primeiro branco da noite, o austríaco Johann Mullner – Pinot Blanc de 2007.


De seguida foram servidas, no mesmo prato, duas entradas diversas, uma Empada de Pato e uma fatia de Queijo de cabra c/ mel.A acompanhar tivemos o segundo branco, o australiano Tempus Two, um Chardonnay de 2006.



No que diz respeito aos pratos principais, foram servidos, primeiro um Bacalhau com Brôa e, depois, um Lombo de Porco Recheado com Queijo e Bacon. Para acompanhar tivemos dois tintos, primeiro o francês Chateau Talbot – Connectable St Julien de 2005 seguido do chileno Quinta Geracion, Colchagua Valley de 2005.




Se o primeiro tinto não criou grandes adeptos, já o segundo foi apelidado com adjectivos como "espectacular", "fantástico" ou "muito bom". Por muitos considerado como dos melhores vinhos já experimentados nos jantares de vinhos, foi eleito com grande margem como o vinho da noite. Para a sobremesa, o chef brindou-nos com um Cheesecake c/ Doce de Morango que acompanhámos com um Moscatel espanhol, Valência Rossini e um Porto, único vinho português da noite, Quinta do Estanho Vintage de 1990.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

VI JANTAR DE VINHOS 06.11.08


O penúltimo jantar de vinhos do ano continuou a ter lugar no Restaurante 100 Vícios em Cascais. E foi também nesta sexta edição mensal dos nossos jantares que pela primeira vez o número de participantes ultrapassou as duas dezenas, foram vinte e um os convivas. E foi com um espumante Hero do Castanheiro 2005(a recordar, a herdade onde adquirimos a nossa pipa de vinho, afinal onde tudo começou...)que todos fomos recebidos ainda no atrium do restaurante. Talvez por excesso de boa vontade nas expectativas o espumante desiludiu. Foi tido como um espumante mediano e amargo no final.


O jantar começou então com três entradas especialmente desenhadas pelo Chef para aquela ocasião. A saber: Um delicioso Cogumelo com Manteiga de Ervas; um muito agradável Folhado de Marisco e um refrescante Queijo de Cabra com Mel e Tomate.


Para acompanhar tais iguarias contámos com um Arinto de Bucelas, o Prova Régia de 2007, que impressionou pela sua força e excelente relação qualidade - preço. Um vinho muito aromático e frutado, onde sobressaiu o ananás.


O segundo branco, o estrangeiro do mês, mais uma vez um branco, também francês, mais concrectamente da Alsácia, foi o Veuve Roth – Pinot Gris de 2006. Se o Prova Régia impressionpu, já o segundo causou muita estranheza por se apresentar muito licoroso. Se muitos não apreciaram, houve quem chegasse mesmo a votar nele como o vinho da noite.


Como prato de peixe vimos, com certa satisfação, chegar uma Asa de Raia com Puré de Alho Francês. Tanto o peixe como o puré estavam muito saborosos, falhando apenas pelo facto de a raia não condizer minimamente com a degustação de um vinho tinto.


No entanto, tal problema pode ser evitado degustando sempre o puré antes de se beber o vinho. E felizmente. É que foi precisamente com a raia que se serviu o espectacular Quinta das Marias Garrafeira de 2005 (Dão) eleito o vinho da noite com quinze dos vinte e um votos possíveis. Macio e guloso foram os adjectivos que percorreram a mesa, onde por grande maioria se admitiu estar perante um dos melhores vinhos já provados nos nossos jantares.


O prato de carne foi uma saborosa Empada de Pato com Salada.


O tinto que acompanhou a empada, o segundo da noite, foi um bom exemplar da casa Lavradores da Feitoria, casa que nos habituou a excelentes vinhos, cada um na sua gama, desta feita foi o Meruge 2004. Vinho equilibrado, muito encorpado e a precisar de garrafa para amainar os seus taninos.


Para sobremesa, uns Profiteroles com Calda de Chocolate fizeram o efeito, muito bem acompanhados pelos generosos. A saber: o moscatel JP Moscatel de Setúbal de 2001 da casa Quinta da Bacalhôa e o Porto um LBV, Nieport de 2004.

V JANTAR DE VINHOS 02.10.08


Foi no Restaurante 100 Vícios (famoso pelo seu muito conceituado bar de verão) que se realizou o quinto jantar de vinhos d'Os Quinze.
Com preparos especialmente confeccionados pelo chefe para o nosso grupo de dezasseis pessoas tivemos a oportunidade de experimentar do melhor que a gastronomia cascalense tem para oferecer.


Abriram as hostilidades uns excelentes Ovos com Farinheira, apesar de não serem o protótipo da inovação, estavam em grande nível, bem moderados pelo espumante Filipa Pato 3b.


Em seguida vieram uns Mexilhões Gratinados para abrir o paladar para a terceira entrada, talvez o ex-libris da cozinha do 100 Vícios, um magnífico Folhado de Queijo de Cabra. A acompanhar as entradas tivemos a oportunidade de experimentar dois vinhos brancos: Primeiro o Domaine du Tariquet de 2007, um Sauvignon Blanc francês que configurou o estrangeiro do mês; Depois, um duriense, o Odisseia de 2007. Ambos brancos distintos que se comportaram à altura da ocasião, com especial referência para o francês que se mostrou muito aromático.


Para os vinhos tintos, preparou-nos o chefe um muito saboroso Bacalhau com Broa e uns Medalhões de Porco Serrano. Se na comida se evidenciou o bacalhau, já na bebida foi o Cedro do Noval de 2005 (Douro) que foi o preferido, escolhido mesmo como o vinho da noite. Do Herdade do Esporão Reserva de 2005 (Alentejo) ficou a ideia que precisaria ainda de mais tempo de garrafa.


Para a sobremesa, foi nos apresentado um muito agradável Brownie de Chocolate. A acompanhar vieram os generosos, neste mês o moscatel foi o Quinta do Portal - Mural e o porto foi o Grahms Tawny.