sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

IX JANTAR DE VINHOS 05.02.09

O IX Jantar de Vinhos foi novamente no Restaurante Endro. As expectativas eram grandes após o sucesso da experiência do mês anterior. O welcome drink foi novamente um espumante, desta feita o Aliança Bruto Reserva.


Após os convivas se sentarem para começar a refeição, o Organizador-Mor, El Conviva Alves teve a oportunidade de fazer um discurso inflamado sobre a temática enófila e o convívio que o vinho promove.


Como entradas, este mês tivemos a oportunidade de experimentar um Paté de aves muito saboroso, uma Chamuça de Perâ fantástica e Salmão com Sésamo e Molho de Soja, uma iguaria bastante original, a fazer lembrar a fusão com o Oriente. Para acompanhar, dois brancos, primeiro o fabuloso Valle Pradinhos 2007 e, depois, o estrangeiro do mês, o sul-africano Lushof Chardonnay de 2006. O segundo muito elegante e suave foi suplantado pelo primeiro que, com o seu corpo e aromas, uma explosão de sabores, foi mesmo eleito o melhor vinho da noite. Foi a primeira vez que um tinto não venceu a prova.



Como pratos principais, tivemos ocasião de provar um excelente Bacalhau com Espinafres e, depois, um Rolo de Carne que é especialidade do restaurante. Como tintos tivemos primeiro o Santa Vitória Reserva de 2006, um vinho alentejano que na sua relação qualidade preço é capaz de ser imbatível, segundo vinho mais votado da noite, muito guloso e redondo, harmonioso e aromático, um vinho a não perder. Depois experimentámos o Quinta de La Rosa Reserva de 2006, um Douro típico na sua complexidade mas que, abaixo do de 2004 acabou por não recolher muitos votos.



Para a sobremesa um Crumble de Maçã com Gelado fez a sua aparição para finalizar o repasto, doce ovacionado pela sua qualidade. A acompanhar, o Moscatel Favaios Reserva não comprometeu. Como Porto, voltámos à casa Graham's, desta feita com o Graham's Six Grapes. Para o mês que vem há mais!

VIII JANTAR DE VINHOS 08.01.2009

O ano abriu em grande estilo quando resolvemos passar os nossos jantares de vinhos para o Restaurante Endro, em Cascais. Aberto à Quinta Feira à noite especialmente para nós, as especialidades da casa e as criações do chef deleiciaram-nos, quer pela sua qualidade quer também pela sua originalidade. Além disso o espaço é estremamente agradável, central e, ao estar fechado para nós, assume contornos de familiaridade que, em tudo, combinam com a degustação enófila e gastronómica.



O welcome drink foi, como habitualmente, um espumante, desta feita o Murganheira Malvasia Fina, muito agradável, particularmente doce para um bruto mas que ganhou adeptos.



O jantar, propriamente dito, começou com um Ceviche de Salmão que estava simplesmente sensacional e causou grande sensação por entre os convivas. De seguida uns, muito agradáveis, Mexilhões c/ manteiga e ervas aromáticas. Para última entrada um grande Camembert em massa filo, c/ frutos silvestres e amendoas fez a sua aparição e, já não era preciso mais nada para percebermos que a opção Endro seria claramente para manter. A acompanhar as entradas tivemos dois brancos: Primeiro, um beirão, o Ensaios Filipa Pato de 2000, muito suave e cheio de frutos tropicais. A seguir, o estrangeiro do mês, um californiano muito original, quer no rótulo quer, mais importante, no sabor. De seu nome Joe Blow, muito aromático, arrebatou a audiência chegando a arrecadar 6 votos para vinho da noite.



Como pratos principais, tivémos um Bacalhau Gratinado com Camarão seguido de Novilho Estufado com Vinho Tinto e Alecrim. Se o novilho pecou por estar um pouco seco, já o bacalhau estava ao melhor nível. E para acompanhar tamanha qualidade gastronómica dois tintos de respeito da região do Douro. Primeiro o K de 2002 da Casa Kolheita de Ideias, um tinto não muito encorpado mas cheio de aromas e muito frutado que ganhou bastantes adeptos (recolheu 5 votos para a eleição de vinho da noite); de seguida veio um espectacular Quinta das Tecedeiras Reserva de 2005. Um "dourão" forte, cheio de complexidade e corpo e com laivos achocolatados que arrebataram a maioria dos convivas. Com 11 votos foi eleito o melhor vinho da noite. Claro que nada disto foi de estranhar já que também na FIL foi eleito pelos jornalistas como o melhor vinho do certame.



Para a sobremesa, um Brigadeiro com Avelã e Creme de Natas fez as delicias de todos devidamente acompanhado por um Moscatel Clemente de B, da casa alentejana Herdade da Calada, que não deixou saudades e um Porto Grahams LBV 2001.

VII JANTAR DE VINHOS 04.12.08

O último jantar do ano de 2008 configurou igualmente o último jantar de vinhos no Restaurante 100 Vícios. E foi também o primeiro dedicado, quase em exclusivo, a vinhos estrangeiros. Abrimos a noite com o Espumante francês Gratien & Meyer – Cuvee Flamme Brut Rose.



A primeira entrada, Carpaccio de Novilho foi acompanhada pelo primeiro branco da noite, o austríaco Johann Mullner – Pinot Blanc de 2007.


De seguida foram servidas, no mesmo prato, duas entradas diversas, uma Empada de Pato e uma fatia de Queijo de cabra c/ mel.A acompanhar tivemos o segundo branco, o australiano Tempus Two, um Chardonnay de 2006.



No que diz respeito aos pratos principais, foram servidos, primeiro um Bacalhau com Brôa e, depois, um Lombo de Porco Recheado com Queijo e Bacon. Para acompanhar tivemos dois tintos, primeiro o francês Chateau Talbot – Connectable St Julien de 2005 seguido do chileno Quinta Geracion, Colchagua Valley de 2005.




Se o primeiro tinto não criou grandes adeptos, já o segundo foi apelidado com adjectivos como "espectacular", "fantástico" ou "muito bom". Por muitos considerado como dos melhores vinhos já experimentados nos jantares de vinhos, foi eleito com grande margem como o vinho da noite. Para a sobremesa, o chef brindou-nos com um Cheesecake c/ Doce de Morango que acompanhámos com um Moscatel espanhol, Valência Rossini e um Porto, único vinho português da noite, Quinta do Estanho Vintage de 1990.