sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

IX JANTAR DE VINHOS 05.02.09

O IX Jantar de Vinhos foi novamente no Restaurante Endro. As expectativas eram grandes após o sucesso da experiência do mês anterior. O welcome drink foi novamente um espumante, desta feita o Aliança Bruto Reserva.


Após os convivas se sentarem para começar a refeição, o Organizador-Mor, El Conviva Alves teve a oportunidade de fazer um discurso inflamado sobre a temática enófila e o convívio que o vinho promove.


Como entradas, este mês tivemos a oportunidade de experimentar um Paté de aves muito saboroso, uma Chamuça de Perâ fantástica e Salmão com Sésamo e Molho de Soja, uma iguaria bastante original, a fazer lembrar a fusão com o Oriente. Para acompanhar, dois brancos, primeiro o fabuloso Valle Pradinhos 2007 e, depois, o estrangeiro do mês, o sul-africano Lushof Chardonnay de 2006. O segundo muito elegante e suave foi suplantado pelo primeiro que, com o seu corpo e aromas, uma explosão de sabores, foi mesmo eleito o melhor vinho da noite. Foi a primeira vez que um tinto não venceu a prova.



Como pratos principais, tivemos ocasião de provar um excelente Bacalhau com Espinafres e, depois, um Rolo de Carne que é especialidade do restaurante. Como tintos tivemos primeiro o Santa Vitória Reserva de 2006, um vinho alentejano que na sua relação qualidade preço é capaz de ser imbatível, segundo vinho mais votado da noite, muito guloso e redondo, harmonioso e aromático, um vinho a não perder. Depois experimentámos o Quinta de La Rosa Reserva de 2006, um Douro típico na sua complexidade mas que, abaixo do de 2004 acabou por não recolher muitos votos.



Para a sobremesa um Crumble de Maçã com Gelado fez a sua aparição para finalizar o repasto, doce ovacionado pela sua qualidade. A acompanhar, o Moscatel Favaios Reserva não comprometeu. Como Porto, voltámos à casa Graham's, desta feita com o Graham's Six Grapes. Para o mês que vem há mais!

8 comentários:

Nuno Frazão disse...

O El Conviva Alves estava era com os copos!

Anónimo disse...

Nada disso, o fotografo é q tava mal colocado...

Delicioso salmao, e divinal Valle Pradinhos... ;)

Lótus disse...

Eu continuo a manifestar-me contra a 5ª feira... Eu já me conheço.. Qual prova??? lolololo bjs

Mordia disse...

Isso de beber vinho da minha Terra é prova de bom gosto, mas acreditem que o Tinto é muito melhor!
No proximo lá estarei.
Parabens aos organizadores.
Até 2 de Abril

Anónimo disse...

El conviva Alves que tanto se queixava das minhas fotografias, pareçe que já começa a sentir a minha falta. Desde já expresso aqui o excelente trabalho que têm vindo a fazer e o nivél a que as provas estão actualmente, tanto na comida como no nèctar dos deuses!! Continuem.
Grande Abraço
Anastácio júnior

Eu disse...

el conviva alves que me envie a lista que me ficou de enviar que eu logo a trato de colocar aqui duma maneira mais amigável.
Sim 5ª feira la estarei

visitante disse...

Isto actualiza ?

Unknown disse...

Bom dia

Ainda são só 15 ou já há mais gente ?

Gostava de participar num dos próximos , caso seja possivel.