sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

VIII JANTAR DE VINHOS 08.01.2009

O ano abriu em grande estilo quando resolvemos passar os nossos jantares de vinhos para o Restaurante Endro, em Cascais. Aberto à Quinta Feira à noite especialmente para nós, as especialidades da casa e as criações do chef deleiciaram-nos, quer pela sua qualidade quer também pela sua originalidade. Além disso o espaço é estremamente agradável, central e, ao estar fechado para nós, assume contornos de familiaridade que, em tudo, combinam com a degustação enófila e gastronómica.



O welcome drink foi, como habitualmente, um espumante, desta feita o Murganheira Malvasia Fina, muito agradável, particularmente doce para um bruto mas que ganhou adeptos.



O jantar, propriamente dito, começou com um Ceviche de Salmão que estava simplesmente sensacional e causou grande sensação por entre os convivas. De seguida uns, muito agradáveis, Mexilhões c/ manteiga e ervas aromáticas. Para última entrada um grande Camembert em massa filo, c/ frutos silvestres e amendoas fez a sua aparição e, já não era preciso mais nada para percebermos que a opção Endro seria claramente para manter. A acompanhar as entradas tivemos dois brancos: Primeiro, um beirão, o Ensaios Filipa Pato de 2000, muito suave e cheio de frutos tropicais. A seguir, o estrangeiro do mês, um californiano muito original, quer no rótulo quer, mais importante, no sabor. De seu nome Joe Blow, muito aromático, arrebatou a audiência chegando a arrecadar 6 votos para vinho da noite.



Como pratos principais, tivémos um Bacalhau Gratinado com Camarão seguido de Novilho Estufado com Vinho Tinto e Alecrim. Se o novilho pecou por estar um pouco seco, já o bacalhau estava ao melhor nível. E para acompanhar tamanha qualidade gastronómica dois tintos de respeito da região do Douro. Primeiro o K de 2002 da Casa Kolheita de Ideias, um tinto não muito encorpado mas cheio de aromas e muito frutado que ganhou bastantes adeptos (recolheu 5 votos para a eleição de vinho da noite); de seguida veio um espectacular Quinta das Tecedeiras Reserva de 2005. Um "dourão" forte, cheio de complexidade e corpo e com laivos achocolatados que arrebataram a maioria dos convivas. Com 11 votos foi eleito o melhor vinho da noite. Claro que nada disto foi de estranhar já que também na FIL foi eleito pelos jornalistas como o melhor vinho do certame.



Para a sobremesa, um Brigadeiro com Avelã e Creme de Natas fez as delicias de todos devidamente acompanhado por um Moscatel Clemente de B, da casa alentejana Herdade da Calada, que não deixou saudades e um Porto Grahams LBV 2001.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grd Douro das Tecedeiras, e bela surpresa da California.

As fotografias andam sempre tremidas...